O que distingue os projectos de Cavaco e de Alegre? Muito pouco para além dos estilos, ambos mantêm reféns os seus partidos usando-os para concretizar as suas ambições pessoais, os dois estão convencidos de que o país lhes deve muito. É evidente que vamos ter dois estilos, no dia dos anos Cavaco deve ter dado ouvidos à Dona Maria que, provavelmente influenciada pela “Hola”, achou boa ideia reunir a família e tirar uma foto à moda das monarquias, os portugueses ficaram a conhecer os filhos, os netinhos e demais família. Com Alegre a abordagem vai ser mais republicana, deverá dar uma sardinhada aos amigos, regada um bom vinho da adega do palácio, provavelmente abrirá o palácio ao povo e no dia seguinte os jardineiros serão dispensados de regar o jardim.
Se concorrerem apenas Cavaco e Alegre vamos ter de nos habituar à ideia de que o Palácio de Belém vai passar a ter mais uma “casa” para além da casa civil e da dos militares, vai ter também uma equipa médica que formará a casa de saúde. Não me admiraria nada que se um qualquer presidente estrangeiro de visita a Portugal na hora da tradicional troca de presentes se lembre de oferecer um par de canadianas ao nosso e não me estou a referir a duas loiras com pernas bonitas ou a um blusão de nylon, canadianas mesmo.
Não voto nem Alegre, nem Cavaco Silva, um não sabe muito bem o que quer para o país e o outro tem um projecto que eu não quero. Se o PSD ou o PSD insistirem em apresentar estes dois candidatos não voto, Portugal merece melhor.