«Octávio Teixeira disse hoje à Antena 1 aquilo que foi óbvio ao longo de meses "houve para aís uns fóruns da esquerda, etc., em que, por exemplo, o Partido Comunista Português foi excluído desses fóruns, é evidente que quando se fazem coisas destas que se pretende aparentemente unir a esquerda e se exclui uma base essencial da esquerda parece-me difícil que haja consensos em torno de quem esteve à frente disso» (Antena 1)

Octávio Teixeira disse aquilo que ao longo de quase três anos foi evidente para todos os portugueses e em especial pelos visados pela estratégia da dupla Louçã/Alegre, os que militam no PS e no PCP, que Manuel Alegre fez o jogo de Louçã deixando de fora o PCP e apostou claramente na chantagem da cisão do PS. Os participantes dos fóruns alegristas eram apresentados como os que tinham conseguido ver a verdade em Alegre, a vanguarda da esquerda.
Agora Manuel Alegre vai ter muitas dificuldades em unir aquilo que ele próprio tentou desunir e conseguir o apoio dos que ele marginalizou. Foi evidente a marginalização do PCP e a pressão sobre o PS, cujo ponto mais alto foi a candidatura de Helena Roseta a Lisboa. Alegre até poderá conseguir uns negócios, como aquele que António Costa fez com Helena Roseta, mas muito dificilmente conseguirá convencer os militantes e eleitores do PCP e do PS.
Curiosamente até poderá vir a contar com os votos do PCP numa segunda volta que dificilmente ocorrerá, mais difícil será votar nos que insistiram em votar PS apesar de todas as suas intervenções públicas, onde se uniu sistematicamente ao BE para não referir alguns movimentos populistas, como o da maternidade de Elvas, em que juntou a sua voz à de Marques Mendes.
Alegre pode apresentar-se como um candidato suprapartidário pois a sua candidatura até é motivada mais pela vaidade e raiva pessoais, mas nunca conseguirá unir qualquer esquerda o que, de resto de pouco lhe serviria, se essa unidade da esquerda assenta num discurso bacoco e saudosista perde o voto do centro sem o qual ninguém chega a Presidente da República.

Publicada por Alegre Cavaqueira em quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
categories: edit post
blog comments powered by Disqus