«Manuel Alegre foi um dos 68 ex-deputados que pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. O ex-deputado diz que "recebe aquilo a que tem direito".

Segundo avança hoje o Correio da Manhã, 68 ex-deputados pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. Entre eles, segundo dados fornecidos pelo próprio Parlamento ao jornal, encontra-se Manuel Alegre.

Como explica o Correio da Manhã, ao pedir a subvenção vitalícia, Manuel Alegre passa a receber duas pensões do Estado. A receber uma reforma de 3219 euros como aposentado da RDP, Manuel Alegre irá receber agora uma subvenção vitalícia superior a dois mil euros mensais.

Confrontado pelo Correio da Manhã acerca desse facto, Manuel Alegre afirmou: "Eu recebo aquilo a que tenho direito. A pensão como funcionário da RDP e a subvenção vitalícia a que qualquer deputado tem direito". As duas reformas em conjunto, adianta o CM, ascenderão a quase cinco mil euros por mês. Manuel Alegre considera que "tudo somado, agora recebo menos 500 euros do que recebia quando tinha um terço da pensão".

Com 34 anos de deputado, Manuel Alegre afirmou ainda ao Correio da Manhã que "Eu podia ter acumulado duas pensões a partir dos 65 anos (reformou-se da RDP com 70 anos) e prescindi disso".» [Diário de Notícias]

Já muito se escreveu sobre as pensões vitalícias atribuídas aos deputados, ma maior parte dos casos com muito populismo à mistura. Não sou contra essas pensões e muito menos quando um deputado tem mais de 70 anos, também não me incomoda se alguém recebe duas pensões para as quais contribuiu com descontos. O que me suscita dúvidas no caso de um deputado com essa idade é o facto de um deputado com essa a idade de Manuel Alegre cuja actividade profissional conhecida é a de poeta venha a receber um subsídio de reintegração. Reintegração no quê?

Se Manuel Alegre precindisse desse subsídio de reintegração não faria mais do que dar um om exemplo, um exemplo digno de quem tanto barulho tem feito em nome dos pobres.

Publicada por Alegre Cavaqueira em quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
categories: edit post
blog comments powered by Disqus